mmm

segunda-feira, 23 de novembro de 2009

CRESCIMENTO CRANIOFACIAL X TRATAMENTO ORTOPÉDICO

APLICABILIDADE DO CRESCIMENTO CRANIOFACIAL NO TRATAMENTO ORTOPÉDICO
Sabe-se que a ossificação presente na maxila é de origem intramembranosa, com crescimento nas suturas , chamado de crescimento sutural. Esse tipo de osso responde a estímulos de pressão e tração , ou seja, quando há necessidadde de conter crescimento faz-se pressão para impedir formção de ossonos lados da sutura. por outro lado, quando há necessidade de produzir crescimento, faz-se uma distenção-TRAÇÃO-para que as suturas se separem e haja formação de osso, estimulando o crescimento. Isso é importante quando se faz protração de maxila em classe III, por exemplo, quando se protrai a maxila há formação de osso naquele espaço das suturas onde a maxila se articula, promovendo crescimento. Esses aparelhos exercem uma atividadde mecânica por estimularem crescimento por pressão e tração. Assim, é dito se tratar de Ortopedia Mecânica, por que trabalha atuando forças diretamente nas estruturas- suturas.
Já na mandíbula, apesar de existirem os dois tipos de ossificação, o principal é a ossificação endocondral- RESPONDE A ESTÍMULO MUSCULAR-, presente na cartilagem do Côndilo que é responsável pelo crescimento. na mandíbula aplica-se a Ortopedia Funcional porque trabalha atuando sobre as funções bucais, orientando-as através do trabalho muscular para que as funções que estejam causando algum problema passem a ajudar no desenvolvimento correto dos dentes e da face. É um trabalho executado pela musculatura. Os aparelhos ortopédicos precisam ser miodinâmicos para estimular crescimento. Em vista do fato de que a função exerce a matriz funcional, na mandíbula a matriz funcional principal seria a mastigação, ou os movimentos mastigatórios. Lembrando que a lateralidade será responsável pelo maior crescimento da mandíbula, nos caso de retrognatismo, porque produzirá estimulo suficiente no côndilo para aposição óssea. Quando ocorre distensão, pela lateralidade, o músculo produz distensão do ligamento e puxa a cartilagem, aquele espaço da cartilagem distendida é substituída por osso na ossificação endocondral e ocorre crescimento. Isso ocorre quando se usa, por exemplo, um aparelho para avanço. Pela nova posição de mordida, a mandíbula se encontra a frente da posição antes do aparelho, assim, o côndilo se encontra distendido e o espaço entre a nova posição e a antiga é preenchida por osso.


REFERÊNCIA:
  • OLIBONE, V. L. L.; GUIMARÃES, A. S.; ATTA, J. Y.
    Influência do aparelho propulsor Twin Block no crescimento mandibular: revisão sistemática da literatura. R Dental Press Ortodon Ortop Facial Maringá, v. 11, n. 1, p. 19-27, jan./fev. 2006.
  • Stumble This
  • Fav This With Technorati
  • Add To Del.icio.us
  • Digg This
  • Add To Facebook
  • Add To Yahoo

0 comentários:

Postar um comentário

 
Copyright 2010 ORTODONTIA WEB | Powered by Blogger.